sábado, 1 de agosto de 2009

O Sonho de Voar!

PELO AR


Voar sempre foi um dos grandes sonhos da humanidade. Primeiro vieram os balões, no final do século 18, que ganhavam os céus graças à utilização de gases mais leves que o ar, como hidrogênio e hélio. Em 1900, o conde alemão Ferdinand von Zeppelin ia mais além. O nome soa familiar? Pois é: foi o conde que inventou o zepelim, um enorme dirigível, feito de metal e cheio de hidrogênio.
Três anos depois, em 1903, os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright deram um vôo ainda mais alto. Eles conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era um avião primitivo, que foi lançado por uma espécie de catapulta. Mas quem conseguiu pilotar um avião pela primeira vez, sem rampas nem empurrõezinhos, foi o brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1906. Isso foi na França e o nome do avião era 14-Bis.
Até hoje, americanos e brasileiros disputam o título de inventor do avião. Para eles, foram os irmãos Wright. Para nós, Santos Dumont. A verdade é que a invenção do brasileiro foi mais eficiente, porque voou por conta própria, só com o motor. A deles...

2 comentários:

  1. Enquanto americanos e brasileiros disputam o título de inventor do avião... eu escrevo que vc é especial, "piloto"! =)

    Bjo Bjo,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Santos Dumont foi o cara com certezas.

    ResponderExcluir