quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Com dois anos de atraso, novo Boeing 787 faz seu primeiro voo teste


SEATTLE, Estados Unidos - Com mais de dois anos de atraso, o revolucionário novo avião da Boeing, o 787 Dreamliner, decolou nesta terça-feira 15/12 para seu primeiro voo teste. Os pilotos Michael Carriker e Randall Neville fizeram uma série de testes básicos e checagem de sistemas no voo, que deve durar quatro horas.
O lançamento do primeiro voo foi adiado cinco vezes nos últimos dois anos. A expectativa agora é que a primeira entrega - prevista inicialmente para 2008 - seja feita no fim de 2010, para a japonesa All Nipon Airways.
A aeronave é feita com materiais compostos, que são mais leves que o alumínio, que compõe a fuselagem de aviões comerciais tradicionais. Com isso, é possível ter um consumo 20% menor de combustível. A eficiência no consumo de combustível tem grande apelo entre companhias aéreas, que nos últimos anos têm enfrentado dificuldades com a volatilidade de preços.
Além disso, a Boeing afirma que os materiais compostos não entram em fadiga e por isso precisam de menos checagens de manutenção. A companhia afirma que os custos de um 787 são 30% menores do que uma aeronave comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário